O SENTIMENTO DE CULPA

 em Amor

NICANOR / América Paoliello Marques

…..(Remorso)…..

Vós não sois culpados. Negai-vos a admiti-lo! A culpa é um sentimento negativo estático. Errastes e podeis corrigir hoje com denodo os atos impensados do passado.

Diante de Deus não existe culpa: existe invigilância e erro temporário e, após, a renovação através do ressurgimento da verdade cristalina que desperta a alma e a induz a desfazer o engano.

Alimentar o sentimento de culpa é demonstrar falta de fé na possibilidade de renovação que o Senhor nos oferece com a vida radiosa de bênçãos. É negar-se à reação ao erro e acomodar-se na indiferença diante da vida mais alta. É desprezar os meios que o Senhor oferece a cada instante para o aprendizado feliz do Bem.

O sentimento de culpa é uma acusação do espírito a si mesmo. Deus porém não acusa. Se nos unirmos a Ele seremos auxiliados e não acusados. É ainda uma rebeldia diante da necessidade de renovar-se e adquirir com esforço novas possibilidades de ação. É um desejo subconsciente de permanecer inativo, acomodado às situações que viveu e das quais teria que se esforçar para afastar-se.

Jesus, em Sua passagem pela Terra, bem demonstrou qual a atitude do Pai diante do homem que erra. Não teve uma palavra de recriminação para a pecadora, não se afastou da samaritana, não se negou a comer com o publicano. Que significa isto? Que não existe para quem errou a possibilidade de estar degredado do Amor, a não ser que, por si mesmo, dele se afaste.

Guardai-vos  da  revolta  subconsciente  contra vossa própria condição espiritual. Suportai-a, sede generosos com vós mesmos, como generoso é o Pai que vos assiste. Sede humildes diante Dele. Aceitai-Lhe o Amor como o doente que se submete docilmente aos cuidados de quem o deseja curar.

Sede pacientes e sereis vitoriosos. Suportai-vos a vós mesmos tal qual sois, com humildade, porque o Pai está providenciando a vossa renovação através do trabalho do Amor.

 

Fonte: TRANSMUTAÇÃO DE SENTIMENTOS – O Amor-Ciência como Caminho (2018) –Parte IV (Recordação do Passado; Terapia da Alma)

 

Postagens Recentes
Comentários
  • Wilson Cerqueira
    Responder

    América fala com muita propriedade a respeito de um sentimento nocivo, um verdadeiro câncer para alma humana: a culpa!
    Perdoar é renascer, mas perdoar-se é libertar-se da escravidão do orgulho, que nos faz querer ser perfeito sem amar ao próximo!
    Wilson Cerqueira!
    Paz e bem!🌹🌺❤️

Deixe um Comentário