PARA LER, VER E OUVIR

57

MEMÓRIAS

OS LAÇOS FRATERNOS DE AMÉRICA E INTERCÂMBIO COM O LÍDER ESPÍRITA DEOLINDO AMORIM

Deolindo Amorim (1906-1984) foi jornalista e sociólogo. Criou e presidiu o Instituto de Cultura Espírita do Brasil (ICEB), que também teve como presidente o médico psiquiatra Jorge Andréa. O ICEB tem raízes na antiga Faculdade Brasileira de Estudos Psíquicos. Deolindo idealizou e promoveu o I Congresso de Jornalistas e Escritores Espíritas (CBJEE). Indicou América como conferencista do V CBJEE em Niterói (1972), onde ela apresentou a tese “Espiritismo-Hoje”, inspirada por Rama-Schain. América e Deolindo mantiveram rico intercâmbio nos anos 70, inclusive nos encontros da Sociedade de Medicina e Espiritismo do Rio de Janeiro (SMERJ).

PALESTRA DE AMÉRICA NA ESCOLA DE SABEDORIA, DIRIGIDA PELO PROF. CARLOS TORRES PASTORINO (Brasília, 1979)

7

2º ENCONTRO PRÓ-UNIVERSIDADES ESPIRITUALISTAS

53
Rio de Janeiro, Novembro de 1969

Esse encontro contou com a presença do professor Hermógenes (Ioga), segundo à esquerda na foto, e do médium Hercílio Maes, à direita de América.

REUNIÃO NA FRATERNIDADE, RIO – 1984

45

Ao centro América, e ao seu lado duas irmãs médiuns que lhe davam apoio espiritual, Yolanda e Nazaré, ambas também desencarnadas. Ao fundo, o quadro de Jesus, considerado o Mestre dos Mestres por todos os Guias Espirituais de América e da Fraternidade.

I ENCONTRO COMUNITÁRIO – FRATERNIDADE, RIO – 1979

46

Ao centro América. À sua direita, o Dr. Humberto Leite de Araujo, médico e notável líder espiritual, fundador da Aliança da Fraternidade (Rio) e autor do livro “De Francisco de Assis pra Você”. Na extrema direita, a irmã Ulderica, grande colaboradora e amiga de América, e que desencarnou em 19/5/2018.

47

HOMENAGEM À PROFa. ISABEL ADRADOS PELA UFRJ

14
Um dos prédios do Instituto de Psicologia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), na Praia Vermelha, recebe o nome “Divisão de Psicologia Aplicada Prof.ª Isabel Adrados”.

Dra. Isabel Adrados foi orientadora e membro da equipe da Pesquisa Psicologia Abissal, coordenada por América.

ENCONTRO COM PESQUISADORES AMERICANOS DO INSTITUTE OF NOETIC SCIENCES (IONS)

Por duas vezes pesquisadores do IONS visitaram o trabalho de América (no Rio em 1983 e em Brasília nos anos 90).

O Instituto de Ciências Noéticas foi fundado em 1971 pelo ex-astronauta, engenheiro e piloto Edgard Mitchell (1930-2016), quando retornou da Missão Apolo 14. Ele foi o sexto homem a pisar na Lua. Edgar revelou que teve insight em seu retorno à Terra: um sentimento profundo de conexão universal, uma experiência de samadhi, de transcendência da consciência. O IONS assumiu uma posição de liderança mundial nas pesquisas parapsicológicas: em agosto/2018 o Institute of Noetic Sciences (Petaluma, California) abrigará a 61ª Convenção Anual da Parapsychological Association.

O sentido profundo da palavra “noetic”, que vem do grego (noēsis / noētikos ) é “sabedoria interior”, “conhecimento direto”.

6

Rio de Janeiro, Fevereiro, 1983

Sede da Fraternidade no Meier

Na foto: o Professor Octávio Ulyssea – fundador e líder das Faculdades Integradas Espírita(Curitiba); a Dra. América e o Dr. Stanley Krippner, que liderou o grupo do IONS que visitou a Fraternidade, no projeto internacional “A Journey of the Spirit”.

HERMÍNIO MIRANDA (1920-2013) NO NÚCLEO DE ESTUDOS UNIVERSITÁRIOS (NEU) DA FRATERNIDADE

19

Mensalmente, América coordenava reuniões do NEU – Núcelo de Estudos Universitários da Fraternidade, que recebia convidados. Em julho de 1984 o NEU recebeu Hermínio Miranda – notável e respeitado pesquisador e escritor espírita, autor de inúmeras obras como “A Memória e o Tempo”, “Diálogo com as Sombras”, “Diversidade dos Carismas”, “Memória Cósmica” e outras.

Hermínio falou no NEU sobre Regressão de Memória. Esta audio-palestra, brevemente, estará disponível nesse site.

PARA OUVIR: ÁUDIO-PALESTRAS

5

EVOLUÇÃO ESPIRITUAL E AS APARÊNCIAS

Trecho de palestra de América realizada em 26 de novembro de 1979

JESUS, O GUIA

Trecho de palestra de América realizada em dezembro de 1984, baseado em lição de Akenaton, publicada no último capítulo do livro “Evangelho Psicologia e Ioga”

59

NOTÍCIAS

REEDIÇÃO E NOVAS EDIÇÕES DE OBRAS DE AMÉRICA

54

• Todas as obras de América começarão a se reeditadas em formato físico. Mas já estarão disponíveis para download gratuito neste site, em formato pdf.

• O primeiro projeto de nova edição é o livro “TRANSMUTAÇÃO DE SENTIMENTOS –o amor-ciência como caminho”, lançado na Bienal Internacional do Livro em 3/8/2018, onde ficará exposta* até o encerramento da bienal, em 12/8/2018. Esta é uma Obra-Síntese da vastíssima produção literária de América em dois campos: espiritual e científico.

*Pavilhão de Exposições Anhembi –Av. Olavo Fontoura, 1209 – S.Paulo | Stand da All Print Editora – L093

• Visando a divulgação internacional das obras de América muitos títulos e artigos serão disponibilizados em inglês, para acesso gratuito e download, tais como “Messages From The Great Heart” (Mensagens do Grande Coração), Abyssal Psychology (Psicologia Abissal), Psychological Therapy through Regression in Extracerebral Memory (Terapia Psicológica através da Regressão à Memória Extracerebral) e outros

ÁUDIO-PALESTRAS

55

Palestras de América, gravadas nos anos 60, 70 e 80, estarão disponíveis em formato mp3 para ouvir no site ou download.

AMÉRICA SUBLINHANDO FERNANDO PESSOA

1

REFLEXÃO DE AMÉRICA SOBRE SUA MISSÃO

56

“…Qual o meu papel em tudo isso?

É preciso que seja dito. É o de alguém que cresceu em amor e gratidão ao muito que recebeu.
Não o de um instrumento passivo e
sim o de uma pessoa disposta a todos os testemunhos
para dar crédito a quem de direito – à pessoa humana
como portadora de um espírito imortal e que, de forma indomável,
deve lutar pelo seu direito à liberdade de ser dentro do universo.

Meu objetivo?

Contribuir ainda que de forma imperfeita para que seja mantida acesa
a chama do templo da alma, onde ouvem se as recomendações:

“Homem, conhece-te a ti mesmo”
e
“Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei”…

Rio de Janeiro, 25 de setembro de 1984
América Paoliello Marques”