O HOMEM NOVO
O Homem Novo [1]
RAMATIS / América Paoliello Marques
Não é tão importante o conhecimento. Só o autoconhecimento, obtido através do trabalho espiritual constante, pode resultar em diretrizes novas, capazes de transformar o panorama interior.
Concentrar-se no objetivo de auto conhecimento, visando a autossuperação, é tarefa permanente e gloriosa que o espírito, em nenhum degrau da evolução, pode dispensar.
Recomeçar sempre como se nunca houvesse começado, com a mesma disposição de romper barreiras interiores, é o segredo do impulsionamento permanente do processo evolutivo.
Duvidar de si, significa duvidar da Força Criadora da Vida que habita em cada ser. Trabalhar incansavelmente para abrir novos caminhos é Saber que as reservas da Vida são inesgotáveis e transbordam da alma que se torna flexível perante os ditames de Lei que rege o Universo criado.
Saber recomeçar na postura humilde e sábia do aprendiz da Verdade que se coloca aos pés do
Mestre, seja de que forma Ele se apresente, significa reconhecer Seus sagrados chamamentos nos mais simples eventos da vida diária. Para o discípulo desperto, tanto a noite quanto o dia, a fartura como a necessidade, a alegria como a tristeza, a saúde como a doença, representam lições a serem bem aproveitadas.
A própria incapacidade momentânea de ver com clareza o caminho a seguir representa oportunidade de crescimento, obtido através do amadurecimento interno de quem sabe perseverar e esperar.
Não importa o clima, sejam quais forem as circunstâncias perseverai no Caminho, pois as adversidades representam sinais de alerta para que o “Orai e Vigiai” seja intensificado, objetivando o desabrochar de potencialidade que antes permaneciam em estado latente.
A Energia Crística Amor Universal permeia todo o Universo. Que mais podereis necessitar de que conscientizá-la na medida de vossos esforços?
Sede firmes no propósito de aprender a seguir a Lei do Amor e ela vos proverá com os recursos indispensáveis à vossa evolução.
A vós pertence a abençoada prerrogativa de modelar por vossos próprios esforços o Homem Novo, o Ser Crístico destinado a partilhar conscientemente os bens da Vida Maior.
Sede canais límpidos através dos quais a inspiração superior se escoe sobre todos em nome do Senhor. Assim resguardareis o cumprimento da Lei em vossas vidas, na exemplificação do “amai-vos como Eu vos amei”.
Salve a Luz da Estrela de Dharma no Brasil! Paz e Amor!
[1] Mensagem de 1980, publicada em dois livros de América Paoliello Marques: Viagem em Torno do EU (2005) e Transmutação de Sentimentos (2018)
NOTA: Este texto é tema de estudo do GR_APM -Grupo Reflexões América Paoliello Marques de 5/10/2025 (domingo, 8:30 às 10:00)
