OBRAS DE AMÉRICA
TRANSMUTAÇÃO DE SENTIMENTOS (2018)
Bienal Internacional do Livro – S.Paulo, 3 a 12 de agosto de 2018
Por que o título TRANSMUTAÇÃO DE SENTIMENTOS: O Amor-Ciência como Caminho?
“O ser que deseja elevar-se às alturas usa duas asas: a do amor e a do conhecimento. Ambas devem possuir igual robustez para que os voos se façam de forma harmoniosa. De nada serviria desenvolver uma, deixando a outra atrofiada. Porém, precisamos dar prioridade ao coração, ao amor: muito mais importante que compreender é sentir.” Esta resposta é de Nicanor, um dos Espíritos de Luz que inspiraram a autora, América Paoliello Marques.
Transmutação de Sentimentos pretende ser uma síntese de vastíssima produção literária de América, que inspirou um Trabalho de Amor, de 40 anos, cujo valor o professor Hermógenes, líder do ensino e prática da Yoga no Brasil, ao visitar a Fraternidade do Triângulo, da Rosa e da Cruz, em 1973, assim sintetizou: “Professora América, eu a felicito: sua escola tem uma orientação salvadora”.
Esta Obra-Síntese, fruto amoroso do casamento entre Espiritualidade e Ciência, aponta possíveis caminhos para o acesso às profundezas do Ser, a transmutação do que nos aprisiona, e o descortinar de nosso Eu interior.
Que nestas páginas o leitor amigo realize uma jornada inspiradora. Boa viagem!
Compre o livro:
Cadastre-se aqui para fazer o download de alguns capítulos da obra.
MENSAGENS DO GRANDE CORAÇÃO (1961)
A Metrópole do Grande Coração, cidade do Astral Superior localizada sobre o território brasileiro, abriga entidades com elevado nível de mentalismo e sintonia universalista, de origem oriental, mas hoje filiados ao movimento espiritualista do Ocidente. Conhecimentos dos templos iniciáticos do passado são nesta obra traduzidos para as mentes ocidentais.
O Logus Universal, a Mônada, o Carma, os Espíritos da Natureza, a Intuição Mediúnica e muitos mais, acompanham abordagem inéditas de temas seculares, tais como O Sexo como Instrumento de Purificação e Engrandecimento da Alma, de Ramatis, Cristianismo e Rosacrucianismo, de Akenaton, e os tocantes depoimentos sobre o Mestre Jesus, de João, o Discípulo Amado, e sobre a doce Maria de Nazaré, do ex-legionário romano na Palestina, Dracus.
E há um capítulo específico sobre a fascinante experiência da Recordação do Passado ou Regressão à Vidas Pretéritas num grupo espírita e instruções fundamentais para a segurança desse trabalho. São focalizados temas como os Emigrantes Espirituais, Encarnações-Chave, o Sentimento de Culpa, as Três Zonas da Consciência, entre outros.
BRASIL – TERRA DE PROMISSÃO (1969)
Na obra “Brasil, Terra de Promissão” Ramatis aprofunda em um dos capítulos a análise espiritual da “Preparação Psicológica do Povo Brasileiro”. Descreve as características gerais que permitirão ao brasileiro vencer as lutas de sua experiência do futuro, como um conjunto de circunstâncias cuidadosamente planejadas pela Direção Espiritual do Planeta, dentro dos quais serão enquadrados os espíritos preparados para valorizá-las. Os valores da humildade constituem a base do planejamento traçado por Ismael, Guia Espiritual do Brasil.
Como uma semente, a índole fraterna do povo terá seu desenvolvimento acelerado face à necessidade de dar testemunho do verdadeiro sentido do amor – o Amor Universal na ajuda a outros povos, diante dos desafios da Transição Planetária.
ESPIRITISMO HOJE (1972)
Essa obra orientada pelo Espírito Rama-Schain foi apresentada no V Congresso de Jornalistas e Escritores Espíritas realizado em 1972, Niterói-RJ. Representa mais uma contribuição da Espiritualidade para o cumprimento da missão do Consolador, que é acompanhar o progresso da Humanidade, derramando luzes sobre suas necessidades progressivas de esclarecimento. Traduz um sincero esforço para amparar os anseios de atualização que se revelam na seara espírita, fazendo eco aos apelos registrados em “Obras Póstumas” de Allan Kardec e enunciados pelos componentes do Congresso Espírita e Espiritualista de 1890, quando já se declarava que “estudos perseverantes haviam revelado coisas novas e que, segundo o ensinamento preconizado por Allan Kardec, alguns dos princípios do Espiritismo sobre os quais o mestre baseava seu ensino, tinham de ser revistos e postos de acordo com os progressos da ciência nos últimos 20 anos”.
Confirmando os conceitos exaustivamente emitidos pelo Codificador, é um trabalho que se destina a fortalecer o dinamismo e flexibilidade da Doutrina dos Espíritos.
A ROSA E O ESPINHO (1974)
A sensibilidade humana representada na Rosa. O Espinho, a dor que produz a evolução. Nicanor, o Espírito que ditou esta obra, discípulo de Ramatis na Indochina, focaliza os problemas cruciais de nossa época, fornecendo roteiros preciosos para a rearmonização da sensibilidade atormentada do homem atual. Analisa os recursos da Mente, discorrendo sobre os meios de utilizá-la no equilíbrio do campo emocional e de como converter esse processo numa abençoada busca de auto realização com Jesus.
Doces e esclarecidas palavras de reconforto introduzirão o leitor na tranquilidade e na paz de quem busca a Realidade Maior dentro de si.
Em sua beleza e simplicidade, esta obra procura associar os ensinamentos do Mentalismo oriental com as vivências do Amor Evangélico pregado por Jesus.
JESUS E A JERUSALÉM RENOVADA (1977)
Em “Jesus e a Jerusalém Renovada”, o mestre Ramatis busca reafirmar o testemunho do grande valor que o Oriente espiritualizado atribui à missão do Mestre Jesus, que foi o elo definitivo de todos os instrutores espirituais terráqueos.
Variados temas, atuais e vibrantes, como o Amor, a Virtude, a Compaixão, o Homem Adormecido,a Fé, o Trabalho, são enfocados à Luz do Conhecimento Cósmico, sob um novo prisma, sem as distorções criadas pelo interesse de atrair adeptos para essa ou aquela facção religiosa.
EVANGELHO, PSICOLOGIA E IOGA (1995)
Ao ser publicada a primeira edição de “Mensagens do Grande Coração”, nos anos 50, foi anunciada a obra “Estudos Espíritas”, coletânea dos estudos orientados pelos Guias Espirituais da Fraternidade do Triângulo, da Rosa e da Cruz (FTRC), que transformou-se em livro, 40 anos depois, com o título EVANGELHO, PSICOLOGIA e IOGA.
Esses estudos constituem um conjunto de vinte e oito palestras elaboradas em sete ciclos de quatro, numa ordem, num ritmo e numa sequência profundamente significativos, que só foram revelados ao médium ao ser recebido a última dessas lições. Elas servem de roteiro seguro para os que buscam abrir os canais interiores para o contato com a sua Essência Divina, para o religamento com a Força Central da Vida.
O conteúdo dessa obra representa o arcabouço filosófico da FTRC: a fusão de ensinamentos do Mentalismo Oriental e do Evangelho de Jesus, apoiados em orientações básicas do Espiritismo ditadas a Allan Kardec pelos Orientadores Espirituais da Humanidade, e visando também lançar luz sobre as modernas teorias da Psicologia.
Segundo Ramatis, “pesquisar” a alma humana em dimensões do que poderíamos classificar de “Psicologia Abissal” é conhecer os atalhos através dos quais o homem desembocou na angústia dos tempos modernos, sem temer descer às regiões escuras do passado reencarnatório para, em seguida, impulsioná-la à grandiosa síntese do ser imortal – abismos inferiores e superiores, do subconsciente e do superconsciente, nos quais o homem de hoje precisará aprender a arrojar-se, tal como a ciência material desce ao fundo dos oceanos, repositórios das reservas acumuladas pela Terra e lança-se, igualmente, à aventura que o conduzirá ao futuro intercâmbio interplanetário.
VIAGEM EM TORNO DO EU (2005)
Nesta nova obra “Viagem em Torno do Eu”, Ramatis se apresenta como um “Guia de Viagem”. Mas não é uma viagem qualquer: é a longa, belíssima e indefinível caminhada do ser em busca de si mesmo. Ele nos recorda que somos destinados à Luz e que Ela nos atrai inevitavelmente porque é nossa destinação, algo marcado em nossa formação genética. Através de ricas analogias, ele faz um belo paralelo entre o mundo exterior e o mundo interior.
Ressalta a coragem, traço comum entre o navegador Cristóvão Colombo e o psicanalista Carl G. Yung, para abordar mundos desconhecidos, um físico e o outro psíquico. Compara Atlântida, o grande “continente submerso” e seus segredos, com o abafamento da memória do espírito imortal, ressaltando que rastros de civilizações perdidas no tempo ou arquivos conscienciais desvelam-se aos espíritos predispostos à luta venturosa.
MESSAGES FROM THE GREAT HEART (2018) E-BOOK
Mensagens do Grande Coração em Inglês
MESSAGES FROM THE GREAT HEART (2018) E-BOOK
Mensagens do Grande Coração em Inglês
Following the universalist guidance of Spirit Colony of the Great Heart, this work aims to prove how healthy the ties that unite all beings in the various corners of the Earth are.
The first part of this book brings together messages transmitted by spirits from diverse religious currents throughout the world, as evidence of the characteristic union of souls that lifted the veil of earthly incomprehension, feeling happy to collaborate in the most perfect harmony.
Following this, Ramatis reaffirms this unification, studying comparatively some controversial or not very clear points concerning the religious ideas in focus, showing in his clear presentation that in all corners of the world the Truth really is one, even though it is viewed from different angles by man.
And to consolidate the idea of union and fraternity, the spirit friends gave us, through work of reliving the past, the proof that the spirit journeys through several races, creeds and social positions, and thus there is no reason to feed separatism of any kind.
Finally, as a complement to this spiritual therapy characteristic of activities of an orientalist nature, they brought us instructions on work regarding healing the physical body, giving us the guidelines to apply our energies in the work of giving assistance to our neighbor, a task essentially Christian in character.
PSICOLOGIA ABISSAL (1984)
O livro Psicologia Abissal é a dissertação de doutorado apresentada, por América, nos EUA, em 1982, ao International Institute for Advanced Studies. Stanley Krippner, professor da Saybrook University (EUA) e ex-presidente de duas divisões da American Psychological Association (APA) fez o prefácio da obra, aqui resumido:
« Tenho já há alguns anos o prazer de conhecer a Dra. América Marques e com ela trocar informações, nos Estados Unidos como no Brasil.
A Psicologia Abissal investiga em tantas direções nossa aflição contemporânea que bem pode trazer consolação a uma época de dilaceramentos.
Sejam quais forem os resultados de futuras pesquisas sobre “experiências de vidas passadas”, já está visto que estes relatos podem ser utilizados terapeuticamente por um clínico capacitado. Ao fazê-lo, o terapeuta não substitui outras informações do cliente; as “vidas passadas” é que vêm adjetivar e enriquecer o restante material. O método da Dra. Marques é a um tempo sensível e inteligente, descortinando aos clínicos em geral uma dimensão ainda pouco explorada pela psicoterapia de matriz ocidental. O mesmo se poderá dizer a respeito do pretendido papel dos “espíritos”, bons ou perturbadores. O psiquiatra que se vale desses conceitos não abre mão, necessariamente, de abordagens mais convencionais, num processo que é antes de soma e expansão da própria visão de mundo.
Neste trabalho, a Dra. Marques faz convergir a pesquisa parapsicológica, a física teórica e a doutrina espírita no conceito de “campos”. Conceituando campo não sô como “o espaço dominado pela influência de uma partícula de massa”, mas ainda como a sutil ambiência que envolve a “matéria mental” ou pensamento, ela caracteriza os elementos de uma “mobilização energética humana”. Marques propõe também a existência de “campos energéticos humanos”, que podem interagir durante a aplicação dos métodos de cura que ela introduziu em sua clínica. Dotados de esferas de consciência concomitantes, estes “campos” possibilitam o desenvolvimento de processos “psicoespirituais”.
A psicoterapia não se pode dar ao luxo de limitar seus próprios horizontes, pois correria o risco de ignorar aspectos importantes da experiência e do comportamento humanos. A visão totalizante da humanidade adotada por América Marques provoca, estimula e inspira. »
NÚCLEO DE ESTUDOS UNIVERSITÁRIOS – NEU
(21 apostilas)
NÚCLEO DE ESTUDOS UNIVERSITÁRIOS – NEU
(21 apostilas)
O NEU –Núcleo de Estudos Universitários é um setor da Fraternidade, criado por América, visando a pesquisa integrada: “ciência à luz da espiritualidade” e a “espiritualidade à luz da ciência”. As publicações do NEU focalizam, principalmente, o tema “PSICOLOGIA E ESPIRITUALIDADE”. São artigos e textos referentes à conferências de América e, em alguns casos, de outros psicólogos que colaboravam em sua pesquisa Psicologia Abissal, como a Dra. Ivete Nogueira e Dra. Isabel Adrados, psicólogas do ISOP /Fundação Getúlio Vargas (Rio).
NEU 1. A Terapia Psicológica e a Regressão Pela Memória Extracerebral
NEU 2. Rogers, A Pessoa Humana e a Ciência
NEU 3. Jung
NEU 4. Jung, O Desenvolvimento Psíquico e a Morte
NEU 5. Mitos
NEU 6. Psicologia, Misticismo e Espiritualidade
NEU 7. Antipsiquiatria
NEU 8. Por Uma Psicologia Abissal
NEU 9. O Fenômeno Parapsicológico e o Psicodiagnóstico de Rorschach
NEU 10. Os Fenômenos Inabituais na Pesquisa Psíquica
NEU 11. Psicologia – Uma Área Alternativa?
NEU 12. Contribuição da Psicologia Profunda para a Educação Espírita
NEU 13. Psicologia Tradicional e Atual
NEU 14. Psicologia Abissal: Novos Rumos para a Psicoterapia
NEU 15. Psicoterapia e Regressão Espontânea
NEU 16. A Subjetividade Humana e a Ciência
NEU 17. Estados Específicos de Consciência e Saúde
NEU 18. Psicologia Abissal – Comentários
NEU 19. Lembrar Vidas Passadas pode Resolver Neuroses
NEU 20. Estrutura de Personalidade de Sensitivos e Não Sensitivos
NEU 21. Regressão – Janela para o Inconsciente Pré-Reencarnatório